O Centro de Pesquisa Clínica da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) está participando de um estudo da vacina tetravalente contra a gripe desenvolvida pelo Instituto Butantan, juntamente com outros 11 centros de pesquisa do país. O estudo está na sua terceira fase e está recrutando voluntários com idades entre 3 e 17 anos e acima de 60 anos. Os interessados em participar devem se cadastrar no site http://estudos.sejavoluntario.com.br/vacina-da-gripe e aguardar a convocação.
O estudo envolve cerca de 350 voluntários e tem previsão de término para julho deste ano. Os participantes serão divididos em dois grupos, um que receberá a vacina trivalente e outro a tetravalente. Três semanas depois, amostras de sangue dos voluntários serão comparadas para medir a eficácia da nova vacina.
Os requisitos para participação incluem estar saudável, não ter recebido nenhuma vacina contra a gripe em 2023, não ter tomado qualquer vacina quatro semanas antes da pesquisa e não estar participando de nenhum outro ensaio clínico.
Os participantes serão submetidos a uma consulta médica e a exames de sangue, além de assinarem o termo de consentimento. Eles receberão a vacina e serão orientados sobre os possíveis efeitos colaterais. Após 21 dias, os voluntários retornarão para uma nova coleta de sangue e para avaliar se houve algum sintoma relacionado à vacina.
O Instituto Butantan espera ter os resultados do estudo até o final do ano para submetê-los à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A nova vacina tetravalente protege contra um subtipo a mais da gripe, enquanto a trivalente é preparada com quatro cepas da influenza.
O Centro de Pesquisa Clínica da USCS é especializado em pesquisas complexas e já conduziu estudos clínicos de outras vacinas, como a Coronavac e a Janssen, contra a Covid-19. O centro completa 3 anos de atuação em julho de 2023.