No Dia de Combate à Hipertensão, celebrado no dia 26 de abril, a cidade de São Caetano do Sul promoveu várias ações para conscientizar a população sobre a importância de prevenir e tratar a hipertensão. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizaram atividades, como salas de espera com médicos abordando a importância do diagnóstico preventivo e tratamentos, aferição de pressão arterial e informações sobre causas e sintomas da hipertensão.
No Complexo Hospitalar de Clínicas, houve um encontro para debater novas tecnologias para o tratamento da hipertensão com a equipe médica e de enfermagem. Ainda que não tenha cura, a hipertensão pode ser controlada com o uso de medicação, adoção de estilo de vida saudável e bons hábitos alimentares.
Em 2019, a cidade lançou o programa Remédio em Casa para garantir o tratamento adequado aos pacientes hipertensos, que recebem em casa a quantidade necessária de medicamento para 60 dias.
Atualmente, o município do ABC possui 20.600 pacientes hipertensos vinculados à Estratégia Saúde da Família, o que representa 12,5% da população. Esses pacientes recebem visitas regulares dos Agentes Comunitários de Saúde, consultas médicas periódicas e várias abordagens individuais e coletivas para o controle da hipertensão arterial sistêmica, incluindo grupos, oferta de atividade física e equipe multiprofissional.
Durante o primeiro trimestre de 2023, foram atendidos 8.495 pacientes, sendo 458 por Telemedicina, 227 nos Cises, 537 no Complexo Hospitalar e o restante, 7.273, na Atenção Básica. A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, destacou que ao longo dos anos a assistência foi organizada e vários programas de educação permanente em hipertensão, diabetes e outros fatores de risco para doenças cardiovasculares foram implantados para prevenir e promover a saúde.