A gestora de capital de risco Maya Capital acaba de anunciar um novo fundo de US$ 100 milhões para startups latino americanas. Somando com o valor do primeiro fundo obtido pela Maya Capital, a gestora administra a partir de agora um total de US$ 141 milhões.
O foco da empresa é investir em startups em estágio inicial pela América Latina, liderando rodadas pré-semente ou semente. No total, 29 startups receberam investimento desta gestora no primeiro fundo e duas delas atingiram uma avaliação de mercado bilionária, adquirindo o status de unicórnio: a empresa de e-commerce mexicana-brasileira Merama e a foodtech chilena The Not Company.
A Maya Capital não restringe os investimentos apenas para um determinado setor de atuação: a ideia é buscar startups com propostas inovadoras e planos de negócios arrojados.
Além do dinheiro, a empresa oferece conexões com investidores, talentos e mercados, ajudando a montar a estratégia comercial e a captação de recursos de cada startups, trazendo investidores institucionais e a conectando com outras empresas (como ocorreu entre a The Not Company e a Starbucks). O objetivo é investir entre 25 e 30 startups – quantidade parecida com a do primeiro fundo.
A anúncio da Maya Capital foi realizada em um contexto mais desafiador para o mundo de startups e investimentos, já que o aumento expressivo da taxa de juros em diferentes países em 2022, instabilidades provocadas pela guerra da Rússia contra a Ucrânia e consumidores com renda média menor em comparação a anos anteriores se tornaram fatores relevantes para alterar as valuations das techs e alterar as demandas e os preços de matérias primas.