Recentemente, o governo de São Paulo inaugurou um novo centro de cuidados para pessoas com dependência química, o Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Desde sua abertura em 6 de abril, a unidade já prestou mais atendimentos do que o antigo Centro de Referência de Atendimento a Tabaco, Álcool e Outras Drogas (Cratod), no mesmo período do ano passado.
Entre 6 e 17 de abril, o novo centro realizou um total de 1.617 atendimentos, incluindo acolhimentos, admissões, atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e encaminhamentos para outras unidades especializadas no tratamento de dependência química. Isso representa um aumento de quase 35% em relação ao ano passado.
O Hub conta com mais de 200 profissionais especializados em tratamento de dependência química e tem capacidade para oferecer mais de 700 atendimentos clínicos e 6 mil atendimentos sociais por mês. Além disso, a unidade atua no gerenciamento, articulação e integração das políticas de proteção do Estado e do município para oferecer cuidado integral aos pacientes.
Entre as instalações do Hub estão leitos de hospitalidade dia e noite, salas de grupo de mútua ajuda e espaços para grupos de abordagem de organizações missionárias e de apoio a grupos de familiares. A unidade também é um polo agregador para outras estratégias de cuidados, como o acolhimento assistido com 40 vagas e parcerias com grupos da sociedade civil.