Após um ano de testes, a startup camaleao.co acaba de lançar a sua plataforma no mercado, cujo objetivo é conectar o público LGBTQIA+ a vagas de emprego em empresas de diferentes segmentos e portes. O anúncio foi realizado ontem, no Dia Internacional contra a LGBTfobia.
A proposta da startup também é criar um espaço seguro para os candidatos durante o processo de recrutamento, oferecendo treinamentos para as empresas aprenderem a como tratar os candidatos e sobre as possíveis consequências jurídicas de cometer algum tipo de violência contra este grupo. A Camaleão também acompanha os candidatos durante este processo.
Como funciona
A startup oferece consultoria e treinamentos para as empresas, que se comprometem a não cometer LGBTfobia. Se cumprirem com o acordo, as empresas recebem o Selo Camaleão, que incentiva marcas a se abrirem para a contratação de novos talentos de forma mais inclusiva. Em caso de descumprimento do acordo, as empresas devem pagar uma multa cobrada pela startup.
A plataforma oferece filtros e palavras-chave para que os candidatos consigam selecionar mais precisamente as vagas que mais atendem às suas necessidades e combinam com o seu perfil.
A Camaleão anunciou que, a médio prazo, a plataforma deve conter novas funcionalidades, tais como a possibilidade de realizar entrevistas e deve ser lançada em versão mobile.
Para cadastrar o seu currículo na plataforma da Camaleão, os candidatos não precisam pagar nada. Já as empresas devem assinar contratos anuais e pagar uma mensalidade mínima de R$ 1.250 (dependendo do plano escolhido) para divulgar suas vagas nesta plataforma.