A Prefeitura de São Caetano lançou um programa de treinamento em primeiros socorros chamado Educa+Vidas, voltado para educadores e a população em geral. O objetivo é capacitar os profissionais das escolas municipais, estaduais e particulares para agir em situações de emergência, por meio de treinamentos regulares ministrados pela equipe do Núcleo de Educação em Urgência do SOS Cidadão 156 e de videoaulas disponíveis no site educamaisvidas.com.br.
Além disso, o portal está aberto ao público em geral, oferecendo diversas manobras de segurança e orientações sobre como acionar rapidamente o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O programa Educa+Vidas é uma ação intersetorial sob coordenação das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência e Inclusão Social, instituída a partir do programa Territórios Conectados, criado em 2022 para oferecer uma rede de proteção social e cuidado integral aos alunos da rede municipal de ensino e seus familiares.
De acordo com a médica Alessandra Masiukewycz, responsável pelo SOS Cidadão 156 e coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência, a iniciativa do Educa+Vidas é pioneira entre os municípios brasileiros, oferecendo capacitação para diversas situações de emergência e videoaulas disponíveis à população em geral.
O programa é uma iniciativa da Prefeitura de São Caetano para ir além do cumprimento da Lei Lucas (nº 13.722/18), que obriga escolas de educação infantil e básica, públicas e privadas, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.
Em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o treinamento será oferecido durante todo o ano letivo de 2023 para as unidades da Educação Infantil no primeiro semestre e os funcionários das unidades escolares de Ensino Fundamental I e II no segundo semestre. O programa também prevê a capacitação de alunos do Ensino Médio.
O treinamento abrangerá diversos procedimentos, como engasgo, queda, convulsões, hipoglicemia, surto psicótico, parada cardiorrespiratória, desmaio, queimadura, picada de animais peçonhentos, febre e AVC. Ao final do treinamento, as escolas receberão um “selo” atestando que foram certificadas pelo Educa+Vidas, proporcionando um ambiente mais seguro para os alunos e capacitando todos os profissionais que atuam na educação.