Considerada uma das atrações turísticas da maior cidade da América Latina, e um dos principais o Mercadão de São Paulo anunciou uma parceria com o Mercado Kinjo Yamato (popularmente conhecido como o Mercado da Cantareira) e o hub de inovação Ibrawork, iniciativa do Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) para selecionar dez startups para o programa “Mercadão for Startups”.
Essa iniciativa visa melhorar os processos de gestão e eliminar gargalos que reduzem a eficiência deles. Além disso, esse programa busca encontrar empresas que tenham soluções tecnológicas para ajudá-los a otimizar negócios e ampliar a clientela.
Alguns dos desafios mais comuns para os mercados são o desperdício de alimentos, mobilidade urbana (que permite amplo acesso de clientes a tais estabelecimentos), gastos de energia elétrica e inovar na hora de vender. Além de garantir uma ótima experiência ao cliente. Este hub vai ajudar os dois mercados ao longo da chamada pública das startups, seleção e organização do Pitch Day, que deve ocorrer no dia 15 de agosto.
As startups selecionadas podem assim acessar um programa completo, rever seus processos para aumentar a eficiência da sua gestão, além de acessar dois grandes players como o Mercado Municipal de São Paulo e o Mercado Kinjo Yamato.
A ideia inicial é selecionar startups como foodtechs, fintechs, adtech, IoT (Internet das Coisas), big data, além de mobilidade e energia. As dez selecionadas vão acessar durante dois meses um programa de aceleração na Ibrawork. As startups interessadas em participar deste programa podem se inscrever até 8 de agosto.