Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade

Hospital das Clínicas comemora 79 anos com excelência em pesquisa e inovação

Hospital das Clínicas

Foto/Imagem: Governo do Estado de São Paulo

No dia 19 de abril, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) comemorou seu 79º aniversário, destacando sua excelência em áreas como saúde, pesquisa, assistência, inovação e saúde digital.

Reconhecido como o principal hospital público do Brasil e um dos 250 melhores hospitais do mundo, de acordo com o ranking da revista americana Newsweek, em parceria com a Statisa Inc., o Hospital das Clínicas é avaliado por meio de recomendações de 80 mil profissionais da saúde, pesquisas de satisfação de usuários e indicadores de desempenho médico.

A diretora e presidente do conselho deliberativo da instituição médica, Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, enfatiza que a Instituição valoriza a diversidade e o pertencimento, posicionando-se pela retenção de talentos. Com o mesmo orgulho, o diretor clínico, Edivaldo Massazo Utiyama, destaca a vanguarda e a resiliência como duas características da instituição, especialmente durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19. E menciona a frase do neuropsiquiatra austríaco Viktor Frankl: “Quando não conseguimos mais mudar uma situação, temos o desafio de mudar a nós mesmos”.

Antonio José Rodrigues Pereira, superintendente do Hospital das Clínicas, celebra as conquistas e superações dos 79 anos da instituição, consciente do seu papel e da referência que ela é para a Saúde no Brasil. Ele destaca que a instituição possui potencial para alcançar ainda mais excelência e oferecer o que há de melhor para a população brasileira assistida pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A instituição hospitalar vem consolidando sua área de inovação e dinamizando a saúde digital, sempre em favor da ética, humanismo e responsabilidade social. Em 2022, a saúde digital ampliou o alcance de excelência pelo Brasil, com 130.000 teleconsultas que reduziram o deslocamento de pacientes e cuidadores. A instituição ofereceu cursos de capacitação a mais de 2.000 alunos e estabeleceu parcerias com 50 instituições em diferentes níveis de atenção em saúde. Além disso, o aplicativo Portal do Paciente HC foi reformulado para tornar a experiência dos pacientes ainda mais ágil e eficaz.

Durante a pandemia da Covid-19, o Hospital das Clínicas da FMUSP destacou-se por contribuir para salvar milhares de vidas, enfrentando o maior desafio de sua história. Em 2022, a instituição inaugurou o Instituto Perdizes (Iper), dedicado à assistência à saúde, ensino e pesquisa.

O Iper atendeu duas grandes demandas: servir de retaguarda dos leitos, em especial de clínica médica, e contar com um centro de excelência de alcance nacional para tratamento, prevenção, educação e pesquisa no campo de álcool e drogas.

O hospital ainda conta com um hospital auxiliar e unidades de apoio, e está prevista a criação do Centro de Pesquisas Clínicas e do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Inovação em Cirurgia (LEPIC).

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente. Para as publicações patrocinadas: Imagens de produtos, informações sobre serviços e citações são inteiramente de responsabilidade da empresa que patrocina a publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site você aceita nossa  Política de Privacidade.