A mudança de temperatura provoca mal estar e sintomas incômodos diversos, já que prejudica a imunidade. Seja para aumento ou diminuição de temperatura, é importante se proteger e ficar atento aos sinais para procurar apoio médico. Os mais comuns são tosse, nariz congestionado e febre. Confira 3 doenças causadas por essa mudança!
Problemas cardíacos
As mudanças bruscas de temperatura podem prejudicar o sistema cardiovascular e provocar a queda de pressão arterial. Isso ocorre já que, com o aumento da temperatura, o sangue geralmente fica mais espesso e, com isso, a pressão tende a cair.
Nesse contexto, o coração faz mais esforço para conseguir bombear o sangue. Por isso, quem já sofre de algum problema cardíaco pode sentir ainda mais com altas temperaturas.
Pneumonia
Outro problema comum decorrente de mudanças de temperatura é a pneumonia. Essa infecção bacteriana inflama os pulmões e os deixa cheios de líquido, abalando a imunidade, o que facilita a reprodução deste microorganismo. Idosos e crianças são os que mais sofrem com esse problema de saúde, já que costumam apresentar baixa imunidade e um sistema respiratório frágil.
Alergias
As alergias são velhas conhecidas quando as estações mais frias ocorrem. Isso se deve principalmente aos ácaros, responsáveis por causar a maioria das alergias respiratórias.
Para evitar crises alérgicas, é preciso manter pelúcias, tapetes, almofadas e cortinas higienizadas, já que é nesses objetos que os ácaros ficam abrigados. Também é importante deixar a casa limpa e bem ventilada, para evitar que os ácaros se acumulem. Em dias frios, vale usar o aspirador de pó para remover a poeira.
Ao perceber que a temperatura caiu, proteja-se bem. Utilize não só boas blusas, mas também cachecol e touca, pois elas protegem regiões estratégicas. Quando a temperatura subir, mantenha-se hidratado e vista roupas arejadas.